blog

Vamos falar sobre ESG: Governança Ambiental, Social e Corporativa.



ESG é uma sigla para Environment, Social and Governance, ou simplesmente Governança Social, Ambiental e Corporativa (o “Corporativo” entra em “Governance” na sigla internacional, não sendo necessário um C). Basicamente esse conceito, que está cada vez mais presentes nas pautas empresariais no momento, substitui o conceito de sustentabilidade, de uma forma mais completa e abrangendo mais pontos.

Neste modelo de gestão, os conceitos de sustentabilidade são aplicados dentro da estratégia central das corporações. Não basta gerar lucro. Para atingir seus objetivos, minimizar riscos e garantir a longevidade do negócio é preciso ter um efeito positivo na sociedade e na natureza.

De acordo com Ricardo Assumpção, líder de ESG na América Latina Sul “A agenda ESG é a principal aliada para chegarmos a um mundo equilibrado em relação a mudanças climáticas e também para que consigamos promover impacto social, termos qualidade de vida e entregarmos para a próxima geração um mundo não tão pior do que o que encontramos”

.







“Meu trabalho é digital, tecnológico, como contribuo para esse conceito?”

Em um exercício simples, vamos trazer nosso exemplo aqui da Miner. Quando um cliente implanta o software Price no seu setor de comprar e elimina 100% o uso de papel, causamos um impacto ambiental. Sem desperdício, sem acúmulo de lixo, entre outros. Outro exemplo é o atendimento remoto. Apenas pelo fato do consultor não precisar pegar um carro e deslocar-se até o cliente, diminuímos a quantidade de CO² entre outros gases lançados na atmosfera.

Logicamente, no papel a aplicação do ESG nos negócios parece simples. Viver no mundo digital tendo um impacto positivo na natureza, gerando lucros, atraindo investidores sendo extremamente inovador tendo uma relevância importante na sociedade. Mas na prática, é um grande desafio.






Um dos meios que pode fazer o investimento em ESG ter um retorno mais imediato é o marketing. Com o acesso fácil à informação e as pessoas cada vez mais antenadas nas pautas sociais, a grande maioria das pessoas (principalmente as digitais e que compram 100% online) passaram a considerar o posicionamento da empresa antes de fazer uma compra.

Um exemplo são as empresas de cosméticos. Corporações com histórico de testes em animais ou que se envolveram em algum tipo de escândalo ambiental tem maior dificuldade de escalar seus produtos e de promover sua imagem, o contrário acontece com empresas vistas como responsáveis e mais sustentáveis.

Outro ponto importante na aplicação do ESG e que causa um impacto positivo na imagem da sua empresa é a governança. Possíveis clientes ou parceiros levam em consideração a forma como a empresa cuida dos seus colaboradores antes de formar algum vínculo com a sua marca. Principalmente durante a pandemia, plataformas focadas em oferecem atendimento psicológico e promover o bem-estar dos funcionários ganharam muita notoriedade, trazendo visibilidade para as empresas que investiram nesse quesito.






Uma coisa é fato: as novas gerações não darão espaço para empresas que desejam crescer de forma desmedida, sem levar em consideração o social, o ambiental e o corporativo. O desafio está lançado, inovar, crescer e gerar lucro de forma sustentável e causando um impacto positivo para todos, não só para você. E a sua empresa, está preparada?




Acompanhe as redes sociais da Miner, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Conheça as soluções Miner para o seu negócio: Clique aqui.




Luiz Vieira | MKT Miner Tecnologia | 2022