Se você é gestor ou trabalha em setor de compras e a sua resposta à pergunta acima foi não, talvez seja motivo para preocupação.
Cost Breakdown significa, em uma tradução simples, Repartição de Custos. É uma análise dos custos para fabricação dos produtos ou matérias-primas, a fim de chegar ao preço final ofertado pelos fornecedores.
São analisados alguns fatores, como:
• Custo de matéria – prima (madeira, papel, trigo, aço, vidro, entre outros);
• Montagem e instalação;
• Materiais (peças, componentes para fabricação);
• Logística (estoque, transporte , armazenagem, custos aduaneiros e outros);
• Mão de obra e custos operacionais (subcontratação, usinagem, homem hora, custos trabalhistas, e outros);
• Impostos (PIS, IPI, COFINS, ICMS, etc).
E a responsabilidade dessa análise é do seu fornecedor. Através de planilhas detalhadas, deverão ser demonstrados os elementos que compõem o preço final do produto adquirido como custos de fabricação, estocagem, logística, mão de obra, transporte, para que, desta forma, o comprador possa chegar a conclusões como, por exemplo, se um fornecedor comprou uma matéria prima acima do preço praticado pelo mercado.

Em um mercado cada vez mais saturado e, consequentemente, mais competitivo, fazer a análise dos fatores de custo são essenciais para se ter uma boa margem de lucro e manter seu negócio rentável.
Ao fazer essa análise, o gestor consegue avaliar se o preço cobrado pelo fornecedor está ou não de acordo com o mercado, fazer a negociação com o fornecedor para que ele possa chegar a um preço “mais justo” ou mais favorável com o intuito de oferecer produtos com preços mais competitivos e atrair mais clientes e, por fim, ver como a margem de lucro de cada participante da supply chain pode ser aumentada.

Sou gestor do setor de compras da empresa e não faço análise do Cost Breakdown, quais são os riscos?
A necessidade da análise dos fatores de custo que compõem o produto são importantes, primeiramente, para a possibilidade de redução no preço no seu produto para o cliente final.
Por exemplo, se através da análise do Cost Breakdown chegou-se à conclusão que você possui a possibilidade de transportar o produto e armazená-lo, sem precisar terceirar, você consegue retirar esses dois pontos na composição do preço no momento da negociação, ocasionando em uma redução de preço, aumento de competitividade e, o principal, mantendo a sua margem de lucro.

O principal objetivo do Cost Breakdown é o de trazer alternativas estratégicas no momento da negociação para que, com um preço mais competitivo, você possa fechar mais (e melhores) negócios para a sua empresa. Uma ferramenta importante para trabalhar em conjunto com o Cost Breakdown é a Total Cost of Ownership (TCO). Mas isso é assunto para um novo post aqui no blog.
Esteja alinhado com seus fornecedores na questão de custos, assim todos se mantém competitivos e todos que participam da cadeia crescem.
Acompanhe as redes sociais da Miner, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Conheça as soluções Miner para o seu negócio: Clique aqui.
Bruno Buttner | CEO Miner Tecnologia | 2022