blog

Mercado de trabalho: o panorama do setor de tecnologia.



Um dos problemas que assolam boa parte – ou a maioria das empresas é a contratação de mão de obra qualificada. Não importa o segmento, não importa o setor, sobram vagas, faltam profissionais qualificados.






A AMCHAM Brasil – Câmara Americana de Comércio para o Brasil realizou um levantamento com empresas do setor de tecnologia, apontando que 97% das mesmas enfrentam o problema da escassez de mão de obra qualificada no setor, evidenciando ainda mais um problema que tende a ser um desafio: o investimento na formação e desenvolvimento de novos talentos.

Alguns destaques apontados pelo levantamento:

• 97% das empresas responderam ter alguma dificuldade para preencher as vagas relacionadas à tecnologia. Dessas, 37% relataram ter muita dificuldade.

• 25% das empresas indicam que falta de capacitação é a maior dificuldade para contratação
de profissionais de TI ou áreas correlatas.

• 53% das empresas possuem iniciativas de qualificação voltadas aos colaboradores, sendo
a maioria delas voltadas para o nível de estágio e trainee.

• Um terço (33,7%) das iniciativas que as empresas possuem para qualificação dos colaboradores são em parceria com instituições de ensino. Programas e parcerias com o Governo representam somente
7,8% das iniciativas, indicando a falta de colaboração entre os poderes público e privado na qualificação de profissionais.

•51% das empresas estão tendo dificuldade de manter os seus talentos, principalmente com alta oferta de oportunidades do mercado internacional no setor.

A amostra contou com 153 respondentes, com 57,5% sendo representadas por grandes empresas, com 25% das mesmas possuindo 100 ou mais funcionários na área de tecnologia.

Perguntadas sobre que sugestões dariam para o poder público para superar esse desafio, a maioria dos representantes das empresas citaram a criação de incentivos fiscais para empresas que possuem programas de qualificação, a inclusão de matérias relacionadas a tecnologia no ensino médio e o aumento do financiamento estudantil para cursos técnicos e profissionalizantes voltados para o setor de TI.

Uma coisa fica evidente, é fundamental que os setores público e privado trabalhem em parceria para construir uma infraestrutura de inovação, capacitação e qualificação de profissionais. São necessárias políticas que estimulem a formação desses profissionais para estimular o crescimento do setor de tecnologia no país.




Acompanhe as redes sociais da Miner, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Conheça as soluções Miner para o seu negócio: Clique aqui.




Luiz Vieira | MKT Miner Tecnologia | 2024