De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), 30 milhões de postos de trabalho podem ser substituídos por máquinas até 2026, o que representa uma fatia de 54% dos empregos formais no Brasil. Ou seja, não estamos falando de uma utopia nem de filme de ficção científica, é uma realidade.
Mas, como se adaptar a este novo cenário? A maneira mais eficiente é a qualificação, aplicação de estratégias e ações para se destacar na sua área a ponto de se tornar indispensável. Inclusive, já existe um termo universal para isso e se chama “lifelong learning”, que em uma tradução simples significa eterno aprendiz, um profissional motivado e proativo que sempre procura aprender mais, seja por meio de workshops, cursos, networking ou qualquer outro tipo qualquer de experiência.

Na gestão de compras não é diferente. Com uma demanda cada vez maior e uma constante cobrança por eficiência e redução de erros, a automação de processos é um caminho natural. Então, como não se tornar um comprador robô, facilmente substituível?
01 – Faça compras estratégicas
Um dos principais objetivos do comprador é avaliar a necessidade do consumidor entre tempo, preço e qualidade.
02 – Busque novos fornecedores
Estar sempre antenado ao mercado, buscando novos fornecedores e conhecendo novas tecnologias é fator importante para suas negociações.
03 – Qualifique seus fornecedores
Avalie pontos financeiros, fiscais e contábeis. Já existem tecnologias disponíveis no mercado que lhe entregam essas informações de forma ágil e rápida.
04 – Avalie a performance de seus fornecedores
Utilize a performance do fornecedor para ser um dos pontos de decisão da sua compra, medindo desempenhos logísticos, comerciais e de qualidade.
05 – Analise o orçamento
Compra a custo baixo, boa qualidade e rápido tempo de entrega são pontos de extrema importância, mas comprar com controle total do orçamento do centro de custo faz parte da gestão estratégica.
06 – Giro de estoque
Está avaliando o estoque ou está comprando apenas o que lhe solicitam? Seja proativo, encontre soluções para melhorar a perfomance do setor.

Pense bem. Se fizermos uma análise, a medicina foi uma das áreas que mais recebeu investimento em novas tecnologias nos últimos anos, mas isso não significou uma redução na quantidade ou excluiu a necessidade de novos médicos, apenas propiciou aos profissionais melhores ferramentas para realizarem os seus trabalhos de maneira mais assertiva.
Conheça o Price, o e-procurement de compras da Miner. Ele centraliza todos os processos do seu setor de compras em uma única ferramenta e integra de maneira online todos os setores envolvidos no processo de cotação, inclusive seus fornecedores. Com apenas um clique você compara custos, qualificação dos fornecedores, prazos e condições de pagamento e escolhe a melhor opção de compra. Clique aqui e saiba mais.
Luiz Vieira | MKT Miner Tecnologia | 2022