Blog

Montar uma equipe ou contratar um outsourcing?



Montar uma equipe não está sendo uma tarefa fácil. Não importa o seu ramo ou segmento, existe uma grande chance de você estar lendo este texto e estar com uma, duas, cinco, dez vagas em aberto. Mas, se tratando de desenvolvimento de software/sistemas, “o buraco é mais embaixo”.

O problema fica mais grave para as empresas que não são do ramo de tecnologia mas precisam de um profissional para trabalharem nos seus desenvolvimentos, ou que tenham algo relacionado ao digital. Geralmente, a empresa conta com apenas um colaborador desse ramo na equipe, o que é um risco muito grande pois caso ele fique ausente por qualquer motivo, peça demissão ou outros tipos de problemas os projetos acabarão sendo interrompidos, gerando atrasos e muita dor de cabeça. A partir daí, até um novo colaborador que se encaixe na vaga ser encontrado (depois de centenas de entrevistas), ser contratado, começar a se integrar no andamento da empresa, você já pode estar no prejuízo.





Existem muitos fatores a favor de ter uma empresa parceira de desenvolvimento. Você deve estar pensando que o principal é o custo, certo? errado. O custo, avaliando os fatores citados acima não são muito diferentes, os benefícios aqui são outros.

Primeiro ponto é não manter o projeto na mão de apenas um profissional e sim de uma equipe, com profissionais de todo tipo se dedicando ao seu projeto. Lógico, desde que esta equipe esteja baseada em uma empresa séria e que tenha um trackrecord excelente (caso queira saber mais sobre o assunto, falamos mais sobre ele aqui). Segundo ponto é manter todos os projetos sempre compartilhados entre equipe e liderança, garantindo o repasse de atividades e mais facilidade na troca de recursos/colaboradores.

Outros fatores são:

• Estabelecer em contrato as regras como prazo, comportamentos (de quanto em quanto tempo recebo feedbacks de andamento?), multas por atraso e outros fatores que beneficiam ambos os lados.

• Otimização do seu tempo. A equipe não é sua e não está sob sua responsabilidade. Sua preocupação será receber as notificações de andamento do seu projeto, aprovar, recusas, adicionar pontos, entre outros. A responsabilidade de engajar a equipe, cobrar, ver como trabalham é do outsourcing.

• Dependendo do tipo de contrato e de projeto, tem sim redução de custos pois, terceirizando seus desenvolvimentos, você não precisará “construir” um setor específico na sua empresa, eliminando gastos com estrutura, contratações e encargos trabalhistas.







Conhece a Fábrica de Softwares Miner? clique aqui. e conheça as linguagens que trabalhamos e nossos métodos..



Gostou do conteúdo? Preencha nosso formulário aqui embaixo e fique por dentro das novidades sobre tecnologia e negócios. Acompanhe também as nossas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Conheça as soluções Miner para o seu negócio: Clique aqui.




Bruno Buttner | CEO Miner Tecnologia | 2022