Blog

Logística: veículo parado no pátio é prejuízo!




Sabe aquele caminhão parado no pátio da sua empresa aguardando, enquanto o setor de compras ajusta o pedido ou verifica algum problema, seja com nota errada ou outras situações? Pois é, ele está te gerando custo.

A estadia de um veículo de transporte geralmente é calculada por um valor fixo ou utilizando por base o peso do veículo. Este tipo de situação onde o caminhão, van ou outros tipos de veículos de transporte precisam ficar estacionados por um longo tempo gera uma série de problemas, como custos adicionais com estadia, problemas de gestão como desmotivação por parte dos transportadores parados(podendo ser motorista e ajudante, por exemplo) e também falta de espaço no seu pátio por acúmulo de veículos.

Vamos pensar o seguinte, quais os principais fatores que fazem com que estes veículos fiquem parados no seu pátio esperando horas para descarregar?

01 – Pedido de compras e nota fiscal estão divergentes
02 – Falta local para armazenamento


Aí que entra mais um problema, pois até alguém resolver essa situação horas se passaram, quando não se tratam de um dia, ou mais.

A conta é simples:

+ Perda de tempo com retrabalho
+ Horas procurando o erro para corrigir
+ Motorista parado
+ Veículo no pátio
= Prejuízo




E se te dissermos que esses problemas podem ser resolvidos de uma maneira mais simples do que você imagina?

01 – Pedido de compras e nota fiscal estão divergentes

Basta validar o arquivo XML da nota fiscal junto com seu pedido de compra no momento que seu fornecedor faturar. Existem centenas de ferramentas no mercado para fazer o download deste arquivo XML automaticamente.

Na Miner nós tratamos estes problemas com as soluções Extract e Price, duas ferramentas que foram desenvolvidas para “conversarem” entre si, ou seja, trabalham em conjunto e validam informações de preço, NCM, impostos, CNPJ, entre outras, para garantir que sua nota fiscal irá chegar no seu pátio pronta para ser recebida e não causar nenhum transtorno no setor de suprimentos.




02 – Falta local para armazenamento

Sua empresa precisa organizar toda a logística interna, avaliar consumo e espaço em estoque. Para isso, você precisa que toda mercadoria seja agendada previamente para ser recepcionada, desta forma o tempo do veiculo no pátio diminui, você já direciona o mesmo na doca agendada e não tem problemas com aumento no custo do frete por conta de diárias.

A solução Price resolve esse problema com o agendamento realizado através do XML em mãos, que é recebido pelo Extract.

Enfrenta algum dos problemas que citamos acima? Clique aqui e agende uma demonstração de nossas ferramentas com a nossa equipe.



Gostou do conteúdo? Preencha nosso formulário aqui embaixo e fique por dentro das novidades sobre tecnologia e negócios. Acompanhe também as nossas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Conheça as soluções Miner para o seu negócio: ir para o site




Luiz Vieira | MKT Miner Tecnologia | 2022