Blog

Startup: tire aquela sua ideia do papel e abra o seu próprio negócio.




Muitas pessoas têm interesse em abrir o próprio negócio mas acabam não avançando na ideia por não ter definido na sua mente o que fazer, isso é chamado de fase de curiosidade. É onde o (futuro) empresário tem a vontade de empreender, mas é barrado pela falta de informação de como funciona um negócio, os desafios, as recompensas, até mesmo em que ramo atuar e os planejamentos necessários para “meter a cara” e montar sua empresa.

O primeiro passo é buscar apoio. Muita pesquisa e estudos, networking com quem já tem um negócio validado e já enfrentou os desafios de abrir uma empresa do zero e, principalmente, desenvolver um plano de negócio sólido tendo em consideração em que ramo vai entrar, quais problemas vai solucionar e qual o diferencial a sua ideia vai ter perante o mercado para não ser tornar mais do mesmo.



Uma dica importante é não se iludir pelo o que você vê nos cinemas e séries de TV, onde 4 amigos estão sentados na mesa de um pub e um deles tem uma ideia diferenciada, todo mundo topa e da noite pro dia eles se tornam a maior empresa do segmento faturando milhões.

Abrir uma startup é arriscado, trabalhoso e exige muito do seu tempo e dedicação. Por isso, tenha em mente que haverá contratempos, dúvidas, erros e acertos, noites em claro e em muitos momentos você poderá contar somente com a sua força de vontade. Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho, apenas tenha em mente que para trilhar o caminho do sucesso, a caminhada é árdua e longa.

Por isso, defina o tema que você quer trabalhar, se produto, se solução e avalie o mercado e veja se sua ideia se encaixa e se ela tem um diferencial competitivo perante as demais. Outro ponto importante é falar sobre a sua ideia e buscar parcerias, uma boa troca de ideias com outros empreendedores pode te trazer insights importantes para serem implantados no seu novo negócio. E por fim, comece! Parte de onde está e com o que você tem, você não vai saber se sua ideia é boa e seu produto vai vingar se você não começar.



Aqui separamos alguns pontos que acreditamos serem primordiais para quem está começando sua Startup, que são:

01 – A principal regra a ser seguida no começo de uma startup é desenvolver ao máximo o core do produto. O core (núcleo, ideia central) seria que tipo de problema ele soluciona, qual dor do cliente ele resolve, qual o foco e o diferencial do seu produto. Essa parte precisa estar definida e muito bem desenvolvida e você deve fazer isso até que o mesmo esteja validado em uma boa quantidade de clientes, só após essa validação que você deve investir em outras funcionalidades.

02 – Um grande erro no início é não olhar para o próximo degrau e sim apenas para onde você quer chegar. É como falamos anteriormente, a caminhada é longa e exige paciência, determinação e muita força de vontade, sem romantismos ou contos de fadas. Analise o próximo passo e dê um de cada vez, assim sua startup crescerá de maneira sólida e rentável.

03 – Começando uma empresa de tecnologia, startup ou qualquer outro tipo negócio sem nenhum conhecimento no assunto você terá uma chance muito grande de não vingar, ou seja, sem estudo, pesquisa e um certo domínio do tema que você irá tratar poderá fazer com que seu negócio não se estabeleça no mercado e ele já esteja fadado ao fracasso antes mesmo de começar.

04 – Não se ache o dono da razão e nem aquele que sabe tudo. Escute seus clientes, seus parceiros, fornecedores, colaboradores, todo mundo sempre tem algo a te ensinar. Ouça quem já passou pelos desafios que você está passando e quem está ao seu redor e tem uma visão diferente da sua, pois alguém que pensa diferente de você pode te trazer insights fundamentais para o desenvolvimento dos seus produtos e serviços e te auxiliar na montagem da sua estratégia. Para pensar como você, já existe você.



A Miner nasceu em 2017 com apenas um computador, mas com muita coragem e determinação para alcançarmos nossos objetivos. Hoje, com quase 5 anos de existência, ainda temos muito caminho a percorrer, mas através deste post dividimos um pouco da nossa experiência com quem tem a mesma vontade e determinação para empreender que tivemos lá atrás. Conheça um pouco mais da nossa história clicando aqui.



Gostou do conteúdo? Preencha nosso formulário aqui embaixo e fique por dentro das novidades sobre tecnologia e negócios. Acompanhe também as nossas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Conheça as soluções Miner para o seu negócio: Clique aqui.




Luiz Vieira | MKT Miner Tecnologia | 2022