Blog

Transformação digital: 6 dicas para a sua contabilidade não morrer.



Não queremos parecer repetitivos falando de transformação digital em todos os posts, mas, como fugir deste tema se ele afeta a grande maioria dos segmentos hoje em dia? Não é diferente com o setor de contabilidade. Clientes cada vez mais digitais e antenados para as mudanças de mercado, tudo isso misturado com necessidades mais complexas e uma cobrança maior por assertividade e resultados rápidos.

Se o cliente mudou, o contador também precisa mudar. Adaptar-se a nova realidade não é mais necessidade, é obrigação, caso contrário corre-se o risco de ficar obsoleto e perder competitividade, para não dizer perder clientes. Aqui vão 6 dicas para sua contabilidade não se perder em meio ao novo cenário, mantendo-se atualizada e em constante crescimento.







01 – Compartilhe dados com seu cliente em tempo real
Seu cliente precisa do imposto de renda, emitir um DRE ou informações fiscais da empresa dele e depende da sua agenda e da sua disponibilidade para enviar a informação? Em dias em que tempo (cada vez mais) é dinheiro, facilite sua vida e de seu cliente, aprimore seu atendimento. Não espere o seu ciente pedir, chegue na frente, demonstre comprometimento e acima de tudo eficiência.

02 – Avalie o regime tributário
Mostre ao seu cliente o porque de ele estar no regime atual e também quais são seus benefícios. Observe a atividade que ele exerce e analise o faturamento anual para saber qual regime pode ser mais vantajoso para os negócios.

03 – Planejamento estratégico e financeiro
Seja a contabilidade consultiva, que auxilia seus clientes a prosperarem e estarem sempre preparados para o presente e principalmente para o futuro, pois a contabilidade tradicional, aquela que espera por demanda e só faz o que é pedido, está sendo substituída por sistemas automatizados. Seja proativo para se tornar indispensável, encontre as dores do seu cliente e apresente soluções antes mesmo que ele perceba.

04 – Lançamento de notas fiscais
Receba as notas fiscais de seus clientes antes mesmo dele enviar, busque direto das prefeituras ou da Secretaria da Fazenda (SeFaz). Depois, mostre aos seus clientes todas os documentos fiscais que estão em seu nome, demonstrando comprometimento com a sua empresa. Uma ferramenta que pode te auxiliar nessa tarefa é o Extract, clique aqui para conhecer.

05 – Mix de serviços
Um escritório de contabilidade não precisa ser focado apenas nisso, você pode oferecer um mix de serviços para seus clientes, como por exemplo BPO (Terceirização de Processos de Negócios) de RH, BPO Financeiro, Assessoria de Planejamento ou de Gestão Financeira, Business Valuation, entre outros. Com isso, você pode aumentar seu leque de serviços e consequentemente aumentar seu faturamento.

06 – Trabalhe seu marketing
Como dissemos no começo do post, estamos em mundo cada vez mais digital e com clientes mais digitais e, hoje, investir na imagem da sua empresa é fundamental para conquistar novos clientes. Primeira coisa que uma pessoa que ouve o nome da sua empresa ou recebe uma indicação vai fazer é procurar no Google ou nas redes sociais e ali ela terá a famosa “primeira impressão”. Por isso, um bom posicionamento nas redes se torna essencial.







Todo e qualquer segmento pode e deve ser inovador, pois são esses que fazem a diferença e transformam o mercado. Empresas paradas no tempo e que utilizam de sistemas antigos, seja nos processos internos, atendimento ao cliente ou outras áreas, estão fadadas ao esquecimento.

Pense bem, quantas empresas que você conhecia anos atrás que eram referência na sua área de atuação e que hoje são minúsculas ou nem existem mais? Um case muito conhecido é da locadora de filmes e de videogames Blockbuster, nos Estados Unidos. Uma empresa com 9.000 lojas, 60.000 funcionários e U$$ 5.9 bilhões de faturamento anual, faliu. Considerada a maior falência varejista nas últimas décadas, seu principal erro foi agarrar-se ao seu modelo de negócio antigo e não se adaptar às novas demandas do mercado. As pessoas não queriam mais pagar por uma mídia física, ter data pra assistir, data pra entregar e ainda pagar multa por atraso, elas estavam querendo assistir o que quiser, a hora que quiser e quando quiser. Em 2004, a Netflix foi oferecida à Blockbuster pela bagatela de US$ 55 milhões (uma barganha), negociação que não obteve sucesso. O resultado é a Blockbuster reduzida a apenas uma loja no interior dos EUA, e a Netflix em ascensão, fechando 2021 com seus U$$ 291 bilhões de valor de mercado e mais de 200 milhões de assinantes.

Todo empreendedor, seja ele contábil ou não, precisa saber vender o seu serviço, mostrar porque ele é melhor que o concorrente. Aliado a isso, constante inovação e estar ajustado às novas tendências contribuem para uma empresa sólida e rentável.




Gostou do conteúdo? Preencha nosso formulário aqui embaixo e fique por dentro das novidades sobre tecnologia e negócios. Acompanhe também as nossas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Conheça as soluções Miner para o seu negócio: Clique aqui.




Luiz Vieira | MKT Miner Tecnologia | 2022