blog

Ecossistemas: gere mais oportunidades de negócio para a sua empresa.



Você já deve conhecer o termo ecossistema do tempo da escola e, sim, o conceito é o mesmo. Tem origem na biologia e significa um conjunto de comunidades que vivem em determinado espaço da natureza, interagindo entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável e, principalmente, equilibrado. Tudo a ver com seu negócio.

Com a crise global, surgiram novas possibilidades e, para enfrentar os desafios, as organizações precisaram se transformar. Com isso surgiram os ecossistemas de negócios. Similarmente ao ecossistema biológico, o de negócios são estruturas de diferentes organizações que estão interligadas, seja por fazerem parte do mesmo grupo ou outras formas de parceria. Basicamente, elas dependem uma das outras para obter sucesso e gerarem mais oportunidades de negócio, gerando assim um maior valor para os clientes.






Os sistemas podem ser compostos por empresas de diferentes portes e/ou tamanhos, concorrentes, fornecedores ou até mesmo do governo. Para as empresas consolidadas e principalmente, para as novas empresas, torna-se essencial compreender esse novo tipo de sistema para acompanhar as novas tendências, sob o risco de não se adaptar a novos cenários e se tornar pouco interessante para o mercado.

Você deve estar se perguntando, um ecossistema com um concorrente? Sim. Um exemplo é a Netflix que é um dos maiores clientes da Amazon, seu concorrente com o Prime Video. A Netflix utiliza a AWS (Amazon Web Services) para quase todas as suas necessidades de computação e armazenamento, incluindo bancos de dados, totalizando mais de 100 mil instâncias de servidor na AWS. Ou seja, a Amazon tem no seu ecossistema o Prime Video, que tem como concorrente a Netflix, que é um dos maiores (se não o maior) cliente da AWS, seu serviço de cloud computing. O principal concorrente da Amazon é também seu um dos seus principais clientes.





Os ecossistemas de negócios se estabilizaram quando se percebeu os benefícios que o relacionamento entre empresas de ramos diferente podem trazer, afinal, a união acontece com o único intuito de fortalecer as competências de cada um e de fomentar a inovação.

A transformação digital foi um fator que contribuiu para o aceleramento dessa tendência. Para gigantes da tecnologia como Apple, Google e Amazon, se tornou interessante criar um ecossistema para atrair outras empresas e gerar mais oportunidades de negócio, pois, trazendo uma nova empresa para o seu sistema, lhe dará acesso a novas ferramentas, novos processos, novas estratégias e, o melhor, mais clientes. O cliente do seu parceiro de negócio agora também é seu cliente.

Para as empresas menores, isso acaba se tornando um diferencial competitivo. Uma coisa é você ser a empresa X, outra é ser a “empresa X, um parceiro Google”. O que torna necessário obter um perfil do novo consumidor, que está cada vez mais exigente e mais informado, cobrando soluções mais ágeis e assertivas das empresas. O crescimento cobra um preço, quanto maior e mais conhecido, mais as pessoas esperam pela excelência nos serviços prestados.





Os ecossistemas de negócios são uma tendência e o seu negócio vai precisar se adaptar mais cedo ou mais tarde. Mesmo tendo um conhecimento de como funciona, é importante saber como sua empresa pode estar introduzida neste meio para atuar de forma conjunta com seus parceiros e aproveitar ao máximo as oportunidades geradas.

Networking e troca de experiências entre os empreendedores, tentativa e erro, tentativa e acerto, abertura para críticas e feedback constante de todos os envolvidos no sistema torna-se essencial para o crescimento de todos os envolvidos.




Gostou do conteúdo? Preencha nosso formulário aqui embaixo e fique por dentro das novidades sobre tecnologia e negócios. Acompanhe também as nossas redes sociais, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Conheça as soluções Miner para o seu negócio: Clique aqui.




Bruno Buttner | CEO Miner Tecnologia | 2022