Blog

Não seja substituído por um software: 6 dicas para não se tornar um comprador robô.



De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), 30 milhões de postos de trabalho podem ser substituídos por máquinas até 2026, o que representa uma fatia de 54% dos empregos formais no Brasil. Ou seja, não estamos falando de uma utopia nem de filme de ficção científica, é uma realidade.

Mas, como se adaptar a este novo cenário? A maneira mais eficiente é a qualificação, aplicação de estratégias e ações para se destacar na sua área a ponto de se tornar indispensável. Inclusive, já existe um termo universal para isso e se chama “lifelong learning”, que em uma tradução simples significa eterno aprendiz, um profissional motivado e proativo que sempre procura aprender mais, seja por meio de workshops, cursos, networking ou qualquer outro tipo qualquer de experiência.




Na gestão de compras não é diferente. Com uma demanda cada vez maior e uma constante cobrança por eficiência e redução de erros, a automação de processos é um caminho natural. Então, como não se tornar um comprador robô, facilmente substituível?

01 – Faça compras estratégicas
Um dos principais objetivos do comprador é avaliar a necessidade do consumidor entre tempo, preço e qualidade.

02 – Busque novos fornecedores
Estar sempre antenado ao mercado, buscando novos fornecedores e conhecendo novas tecnologias é fator importante para suas negociações.

03 – Qualifique seus fornecedores
Avalie pontos financeiros, fiscais e contábeis. Já existem tecnologias disponíveis no mercado que lhe entregam essas informações de forma ágil e rápida.

04 – Avalie a performance de seus fornecedores
Utilize a performance do fornecedor para ser um dos pontos de decisão da sua compra, medindo desempenhos logísticos, comerciais e de qualidade.

05 – Analise o orçamento
Compra a custo baixo, boa qualidade e rápido tempo de entrega são pontos de extrema importância, mas comprar com controle total do orçamento do centro de custo faz parte da gestão estratégica.

06 – Giro de estoque
Está avaliando o estoque ou está comprando apenas o que lhe solicitam? Seja proativo, encontre soluções para melhorar a perfomance do setor.



Pense bem. Se fizermos uma análise, a medicina foi uma das áreas que mais recebeu investimento em novas tecnologias nos últimos anos, mas isso não significou uma redução na quantidade ou excluiu a necessidade de novos médicos, apenas propiciou aos profissionais melhores ferramentas para realizarem os seus trabalhos de maneira mais assertiva.



Conheça o Price, o e-procurement de compras da Miner. Ele centraliza todos os processos do seu setor de compras em uma única ferramenta e integra de maneira online todos os setores envolvidos no processo de cotação, inclusive seus fornecedores. Com apenas um clique você compara custos, qualificação dos fornecedores, prazos e condições de pagamento e escolhe a melhor opção de compra. Clique aqui e saiba mais.


Luiz Vieira | MKT Miner Tecnologia | 2022